sábado, 7 de agosto de 2010

PROJETO CIDADANIA

2 comentários:

  1. Olá Pessoal!
    Bom, conclui a minha atividade.
    Entretanto tenho algumas considerações que não tem haver com a atividade que eu construí. Os meus alunos são do ensino médio, mas são oriundos do EJA. Muitos dos quais ainda não haviam utilizado a informática para realizar uma atividade de pesquisa e muitos que tão pouco sabiam utilizar o computador. Então ao tentar colocar em prática a minha propostas fui encontrado alguns obstáculos. Parti então para a simplificação e percebi que o trabalho com tecnologia educacional não é necessário utilizar uma infinidade de ferramentas como me propus. Contudo, foi possível desenvolver muitas coisas, inclusive o Blog. Mas deixei a Webquest para uma próxima atividade, assim como a utilização do twitter. Trabalhei basicamente com o Google Docs no qual postei um roteiro de estudo e o resultado do trabalho foi muito interessante. Pretendo postar no blog as conclusões do estudo realizado pelos grupos de cada turma.
    Fica aí a reflexão, acredito que ela venha aparecer ainda mais a frente em nosso estudo.
    Forte abraço,
    Manoel

    Comentário feito pela Prof. Sandra tutora do Curso Web 2.0 módulo II ao texto acima.

    Re: Tirando dúvidas de como construir um Blog
    por Sandra Menezes de Vasconcellos CECIERJ - quarta, 6 outubro 2010, 07:53

    Olá, Manoel!

    Muito importante essa sua reflexão pois somente a prática com os nossos alunos comprova a viabilidade de uma proposta. Muitas vezes idealizamos um trabalho, planejamos, estudamos e chegamos cheios de expectativas e quando encontramos os nossos alunos vemos que fomos além daquilo que eles serão capazes de produzir.

    Muito importante sua colocação: "Então ao tentar colocar em prática a minha propostas fui encontrado alguns obstáculos. Parti então para a simplificação e percebi que o trabalho com tecnologia educacional não é necessário utilizar uma infinidade de ferramentas".

    Vivemos realidades diferentes e precisamos estar preparados para essas dificuldades, essa grande diversidade que enfrentamos na escola, não só em relação à tecnologia mas em outros aspectos que envolvem a escola. Trabalho com alunos no sexto ano do ensino fundamental que ainda não sabem nem escrever direito.

    Precisamos nos capacitar para trabalhar com essas ferramentas, daí a importância do nosso curso, mas precisamos também estar preparados para enfrentar e superar os obstáculos como você relata.

    Abraços

    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Olá, Manoel

    A capacidade de adaptar-se às dificuldades que se apresentam para que os objetivos da atividade não fiquem prejudicados mostra como você é um professor sério e comprometido com o seu trabalho.

    Acho que a sua atividade não perderá a riqueza por ter excluído o uso de algumas ferramentas, pois o importante é alcançar o principal objetivo: despertar o interessse e levar à reflexão do tema proposto.
    Você está de parabéns!

    No curso podemos "viajar" e criar atividades muito ricas, mas é na hora de "por a mão na massa" que realmente importa. Diferentemente de você, criei a atividade para o curso, pois no momento estou sem turmas na escola. Mas, tenho certeza que também encontrarei o mesmo tipo de dificuldade que você encontrou.

    Infelizmente, essa é a realidade que encontramos, principalmente, nas escolas públicas. Mas, o importante é não desanimarmos porque acredito que é dessa forma que conseguimos driblar as dificuldades e criar novas alternativas.

    Um forte abraço, Márcia

    ResponderExcluir